5 razões para comer menos carne vermelha

Se você já quis se tornar vegetariana ou, pelo menos, comer menos carne vermelha, deve ter enfrentado alguns dilemas e dúvidas a respeito da ingestão (ou a falta) deste tipo de alimento.

Consumir carne vermelha em excesso pode prejudicar sua saúde.

Na realidade, tudo aquilo que consumimos em excesso pode acabar fazendo muito mais mal do que bem.

Veja: 4 coisas que acontecem quando você para de comer carne

Dentre os malefícios que acompanham o consumo exagerado de carne vermelha, nós podemos citar:

  1. Aumento do risco de contrair doenças cardíacas
  2. Aumento dos níveis de colesterol
  3. Aumento da acidez do sangue
  4. Aumento do risco de contrair câncer
  5. Aumento da resistência aos antibióticos

As carnes gordurosas e os embutidos também podem causar danos à nossa saúde. Por conterem uma grande quantidade de conservantes, podem ser ainda mais prejudiciais do que a carne vermelha.

Veja: 8 coisas que podem acontecer se você parar de comer pão

5 razões para comer menos carne vermelha

Especialistas dizem que quem quer diminuir a ingestão de carne vermelha deve inclui-la em suas refeições, no máximo, 3 vezes na semana.

Além disso, é melhor optar pelas carnes orgânicas, ou seja, aquelas provenientes de animais criados livremente e sem o uso de medicamentos.

Se você está disposta a diminuir a quantidade da ingestão deste tipo de alimento, conheça mais detalhadamente os 5 malefícios que citamos acima.

Veja: 12 coisas que acontecem com seu corpo quando você começa a comer ovos

1. Aumento do risco de contrair doenças cardíacas

Consumir carne vermelha em excesso pode amentar os riscos de contrair doenças cardíacas tais como pressão alta e infarto devido às grandes quantidades de gordura presentes no alimento.

Uma dica: quando a carne é muito fácil de cozinhar, isso significa que ela tem mais gordura entre suas fibras musculares. Assim, opte sempre por cortes menos gordurosos como músculo, patinho, filé mignon e maminha.

Veja: Como fazer uma dieta saudável

2. Aumento dos níveis de colesterol

A grande quantidade de gordura saturada presente na carne vermelha pode aumentar consideravelmente o colesterol.

Quando ele está elevado, a gordura acumula-se nos vasos sanguíneos e assim causa o entupimento dos vasos (conhecido como aterosclerose).

Veja Também: Chá de alcachofra emagrece, combate o inchaço e colesterol

3. Aumento da acidez do sangue

Outro malefício causado pelo consumo excessivo da carne vermelha é o aumento da acidez no sague.

Para compensar esse aumento de acidez, o organismo passa a consumir mais ferro, magnésio e cálcio, minerais importantes que acabam sendo desperdiçados enquanto poderiam estar contribuindo para a formação dos ossos ou, até mesmo, para a desintoxicação do organismo.

Conheça: Dieta saudável para emagrecer 7 kg

4. Aumento do risco de contrair câncer

O consumo excessivo de carne vermelha, especialmente quando bem acompanhada de uma baixa ingestão de legumes, frutas e grãos integrais, pode aumentar o risco de contrair câncer de estômago, intestino, reto, faringe, próstata e mama.

Por que isso ocorre? Porque a carne vermelha é responsável pelo aumento da inflamação do intestino, especialmente carnes processadas como salsicha, linguiça e bacon, favorecendo, assim, alterações nas células que podem desenvolver o câncer.

Saiba: Quais são os alimentos que ajudam a prevenir o câncer?

5. Aumento da resistência aos antibióticos

Você sabia que acaba consumindo antibióticos ao consumir carne vermelha? Esse tipo de medicamento é dado aos animais para evitar que fiquem doentes e para que possam produzir carnes de melhor qualidade. Ao consumir a carne desses animais, você está consumindo parte dos antibióticos que eles consumiram.

Naturalmente, esse consumo excessivo e desnecessário aumenta a resistência do seu organismo aos antibióticos, o que dificulta que o tratamento de doenças seja eficaz.

Mais: Emagreça de forma rápida e saudável com a Dieta do Iogurte

Comente

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.