5 tipos de alimentos que parecem saudáveis mas não são

Alguns alimentos industrializados levantam a bandeira saudável em seus rótulos e campanhas publicitárias, levando até o consumidor o apelo light, diet, integral, zero ou natural.

O aumento dessas opções nas prateleiras vem crescendo vertiginosamente nos últimos anos, embaladas pela mudança no estilo de vida de uma parcela considerável de pessoas que passaram a adotar uma alimentação mais saudável, estimulados pela preocupação com a saúde ou com a busca pelo corpo perfeito.

Ao se deparar com essas informações nas embalagens, nas revistas ou na Internet, o consumidor é levado a acreditar que está comprando um produto mais saudável, que pode ser ingerido em grande quantidade, pois não há o risco de engordar.

É exatamente aí que mora o perigo.

Apesar de se declararem saudáveis, nem todos os produtos são exatamente o que dizem ser e, na contramão, acabam atrapalhando os projetos de quem deseja manter uma dieta saudável.

Para ficar longe de armadilhas, descubra a seguir alguns alimentos que parecem saudáveis, mas não são e veja como fazer as escolhas corretas quando for ao supermercado.

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1 – Pães Integrais com farinha enriquecida é um dos alimentos que parecem saudáveis

Pães Integrais com farinha enriquecida é um dos alimentos que parecem saudáveis

Nem todo pão que se diz integral, é integral.

Na verdade, apenas uma pequena parcela realmente é e, por isso, a maioria dos tipos de pão integral não são tão saudáveis quanto parecem.

O pão integral é a melhor opção para um café da manhã saudável, mas é importantíssimo ficar atenta à lista de ingredientes do produto.

Mesmo que o rótulo afirme que o pão é integral, alguns pães possuem como ingrediente principal a farinha de trigo enriquecida com ferro, ou seja, a tradicional farinha branca.

Algumas marcas ainda acrescentam grãos que também não são considerados integrais.

Por isso, leia sempre a lista de ingredientes, que nada mais é do que a bula do alimento.

É importante saber que, em toda embalagem de alimentos industrializados, a lista de ingredientes vem descrita em ordem de importância, de acordo com a quantidade utilizada na receita.

Por isso, para ter certeza de que o produto utiliza como ingrediente principal a farinha integral, ela deve constar como primeiro ingrediente da lista.

Se você encontrar alguma marca que utilize farinha 100% integral, sem acréscimo de farinha enriquecia com ferro, melhor ainda.

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2 – Sucos Prontos

Sucos Prontos é um dos alimentos que parecem saudáveis

Se você resolveu substituir os refrigerantes por sucos concentrados de caixinha ou néctares de frutas, pensando que assim estaria consumindo bebidas mais saudáveis e nutritivas, talvez seja melhor repensar a sua decisão, já que este é um dos 5 tipos de alimentos que parecem saudáveis mas, na verdade, são um veneno para o organismo.

Os néctares são preparados a partir das partes comestíveis das frutas, além de receberem doses cavalares de açúcares (maiores que as dos refrigerantes) e ácidos conservadores.

Devido às quantidades de frutas serem baixas, (variam entre 10 e 50%), os preços costumam ser bem acessíveis.

Outra opção, que possui menos açúcar que o néctar, mas que assim como ele, não é nada saudável, é o suco concentrado, que contém altas doses de corantes e aromatizantes em sua composição.

A melhor saída para este impasse é substituir o suco pela fruta inteira, pois além de ingerir mais fibras, você acaba também, consumindo menos calorias.

Mas, se você não abre mão de tomar um suco pela manhã, opte pelo suco natural, feito na hora e sem açúcar.

Opções práticas e mais saudáveis também estão disponíveis no mercado.

São os sucos integrais, que não contém açúcar, aromatizantes, corantes, nem conservantes.

Mas confira sempre a lista de ingredientes.

O suco deve conter apenas fruta (100% suco de fruta).

Se a fruta for orgânica melhor ainda, pois você fica livre dos agrotóxicos.

Apesar de mais caros, vale a pena o investimento, em nome da sua saúde e da sua dieta.

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3 – Chocolate Diet

Chocolate Diet é um dos alimentos que parecem saudáveis

Abrir mão do chocolate talvez seja o maior sacrifício para grande parte das mulheres que fazem dieta.

Por isso, ter sempre à disposição um pedacinho de chocolate diet, parece a saída perfeita para as tardes em que bate aquela ansiedade incontrolável.

Entretanto, é preciso cuidado.

As versões diet dos chocolates substituem o açúcar por muito mais gordura, o que deixa a versão até mais calórica do que o chocolate tradicional, por isso está na lista dos alimentos que parecem saudáveis mas não são.

Neste caso, prefira chocolates com maior concentração de cacau: 75%, 85% ou 90% de massa de cacau.

Esses tipos de chocolate, ao contrário das versões diet, são grandes aliados da dieta, já que os nutrientes nele presentes combatem os radicais livres e têm alto poder antioxidante.

Mesmo assim, não exagere. Um quadradinho por dia é mais que suficiente!

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4 – Barrinha de cereal

Barrinha de cereal é um dos alimentos que parecem saudáveis

A barrinha de cereal é opção quase unânime dos lanches da tarde de quem segue dietas de perda de peso.

Entretanto, as versões industrializadas podem esconder ingredientes que são vilões da saúde, transformando a barrinha de cereal em um dos alimentos que parecem saudáveis, mas não são.

O motivo é simples: a presença de corantes, xarope de milho e conservantes na composição do produto.

Além dos corantes e dos conservantes, que intoxicam o organismo em doses homeopáticas, o xarope de milho é rico em frutose, que aumenta os níveis de insulina no sangue.

Algumas versões ainda são mais nocivas, pois contêm açúcar e gordura trans.

Para continuar consumindo as barrinhas de cereais nos períodos entre as principais refeições, mais uma vez, é importante estar atenta à lista de ingredientes do produto.

Verifique se a barrinha contém adição de açúcares e gordura e dê preferência às ricas em farelos e grãos integrais, como a chia, a aveia e a amêndoa.

As opções orgânicas são ainda mais seguras.

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5 – Refrigerante Diet

Refrigerante Diet é um dos alimentos que parecem saudáveis

Com promessa de ser zero açúcar e zero calorias, o refrigerante diet até pode passar no quesito “acúmulo energético”, mas também se encontra na lista dos alimentos que parecem saudáveis, mas não são.

Isso porque os níveis de sódio desses refrigerantes costumam ser bem mais altos do que as versões normais, o que é bem contraindicado, uma vez que o consumo exagerado de sódio provoca a retenção de líquidos que desencadeia inúmeros problemas de saúde e também prejudica o processo de emagrecimento.

O mesmo vale para as versões adoçadas com adoçantes naturais.

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