4 soluções naturais para tratar apneia

A apneia do sono é um problema que afeta, principalmente, homens.

Vamos falar a seguir de algumas soluções simples que ajudam a combater esse problema.

A chamada apneia é um distúrbio do sono que afeta a maneira que uma pessoa respira enquanto dorme.

Desse modo, a respiração pode ser interrompida por alguns segundos (tempo que varia de 10 a 20 segundos).

Esse problema aparentemente inofensivo acaba por atrapalhar o sono da pessoa que, além de ficar sem dormir direito (o que causa cansaço e sonolência ao longo do dia), pode desenvolver outras consequências, ainda piores, com o passar do tempo, tais como: perda de peso, alterações na pressão arterial e diabetes.

Veja: Como programar uma boa noite de sono

Solução natural para apneia

Apesar de ocorrer com maior frequência em homens, a apneia inclui uma série de fatores de risco, desde antecedentes familiares ao excesso de peso.

Caso você tenha alguma dúvida se tem ou não apneia, os sintomas mais comuns são:

  • roncos muito altos
  • dificuldade em dormir
  • acordar com falta de ar e/ou a boca seca
  • transpiração excessiva durante o sono

Porém, alertamos que, em qualquer caso de dúvida, procure seu médico.

Veja: O que fazer para dormir melhor: 10 dicas úteis para melhorar a qualidade do sono

Agora, se você já sabe que tem apneia e deseja optar em tratá-la da maneira mais natural possível, seguem algumas dicas:

1. Sobre os seus hábitos diários:

Aqui cabe uma avaliação sobre si mesmo. Entre alguns dos fatores de risco da apneia, estão o aumento de peso e o excesso de consumo de álcool e cigarros. Se você apresenta essas características, vale reavaliar seus hábitos do dia a dia.

Para ainda ajudar em cada uma dessas situações, inicie a prática de alguma atividade física com certa regularidade. Além de permitir a você um estilo de vida mais saudável, fortalece sua musculatura e auxilia na circulação do oxigênio no organismo.

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2. Posição de dormir:

Mudar sua posição de dormir costuma ser uma medida bastante simples e muito eficaz para solucionar a apneia.

Recomenda-se dormir virado para o lado, uma vez que isso permite que todas as vias respiratórias se mantenham desobstruídas. Caso você esteja muito acostumado a dormir de bruços ou com a barriga para cima, será necessário um esforço para reeducar seu corpo a dormir em uma nova posição.

Veja: Como dormir mais rápido

3. Descongestionante nasal:

descongestionante nasal é uma solução natural para apneia

Conforme falado acima, a obstrução das vias respiratórias é uma causa muito comum da apneia do sono (e do ronco). Por conta disso, utilizar um descongestionante nasal (principalmente antes de dormir) costuma ser uma boa prática para reduzir a apneia.

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Caso você não deseje utilizar um descongestionante nasal do tipo “rinossoro” e preferir utilizar remédios mais naturais. Os chás são as melhores opções. Entre os tipos mais conhecidos e eficazes de chás, destacamos:

Camomila:

Essa erva possui características anti-inflamatórias que auxiliam na desobstrução das vias nasais, além de apresentar compostos que auxiliam no relaxamento dos músculos e dos nervos, promovendo um sono mais tranquilo.

Conheça: 11 formas de melhorar o ronco

Canela:

A canela possui propriedades sedativas que ajudam você a ter um sono mais profundo e tranquilo, o que acaba por ajudar no tratamento de apneia. Tome um chá de banana e canela uma hora antes de dormir e veja o que acontece!

Gengibre:

O gengibre apresenta inúmeras características e propriedades saudáveis e favoráveis ao organismo. Além de ser um ótimo descongestionante, ele também é um excelente sedativo natural, promovendo um sono tranquilo.

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4. Outros alimentos que podem ajudar a tratar apneia:

Em geral, você deve buscar alimentos que possuam propriedades anti-inflamatórias, pois eles irão ajudá-lo a respirar de maneira mais fácil. Entre os alimentos listados estão:

  • alho (você deve comer cerca de 2 dentes de alho por dia)
  • hortelã-pimenta (utilize o óleo da hortelã pimenta para fazer uma infusão)
  • gengibre (como já falado falado anteriormente)
  • amêndoas (você pode comer uma pequena quantidade cerca de 1 hora antes de dormir)

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