3 dicas para cuidar dos cabelos cacheados em transição

É possível observar um crescimento no número de mulheres que buscam voltar a ter os cabelos naturais, com essa autoafirmação os cachos estão mais do que em alta.

Os cabelos cacheados em transição necessitam de procedimentos especiais.

Como as voltas dos fios dificultam que as vitaminas passem da raiz até as pontas, é necessário um cronograma mais intenso que une hidratação, nutrição e reconstrução.

Para ajudar na eliminação da química é muito comum que as mulheres façam o B.C, Big Chop, que é o corte curto nos cabelos com a finalidade de remover a parte com química e mais danificada. O corte depende da química e do estado que os cabelos cacheados em transição estão.

3 dicas para cuidar dos cabelos cacheados em transição

Em outros casos as cacheadas optam por esperar o crescimento natural dos fios sem a necessidade de cortar as madeixas, mas o processo é lento e o aspecto do cabelo podem não agradar a muitas. A outra opção é usar aplicações de cabelos ou tranças para esperar esse processo de transição e volta dos cachos.

Veja: Como fazer cachos definidos sem usar química ou calor

1 Evite elementos que agridam os fios

Para começar uma transição é vital que não haja mais o uso de química e produtos que relaxem os fios. O processo pode ser lento, mas requer cuidados e muita paciência. Caso não goste do volume inicial e não queira fazer o BC é possível usar tranças. Só tome cuidado para não fragilizar os fios.

Quando fragilizados os cabelos necessitam de mais creme condicionante e finalizadores, como creme de pentear e leave-in, pois os fios recebem uma camada de proteção que os protegem de agentes como o sol e poeira.

Evite ainda usar produtos com sal e derivados de petróleo, pois além de danificar os fios podem formar camadas de proteção que impedem a penetração de nutrientes.

Veja Também: Definir cachos com gelatina: receita caseira para o cabelo

2 Siga o cronograma capilar

Todos os tipos de cabelos precisam de hidratação, nutrição e reconstrução em algum momento. É importante saber exatamente do que seu cabelo precisa, por isso seguir o cronograma é fundamental.

A hidratação tem a função de repor água, sendo indicada para os cabelos ressecados e opacos. É possível usar vitaminas A, B, C, D e E, além de aloe vera, bepantol, iogurte natural, leite, água de coco, chocolate e glicerina.

Veja Também: Recupere seus cabelos fazendo um cronograma capilar

Os cabelos cacheados em transição necessitam de mais hidratação, já que precisam passar pelo processo de remoção da química.

A nutrição tem a função de repor os nutrientes, o que promove brilho e mais maciez. É indicado o uso de óleos, manteigas e ceras vegetais, além de cereais, geléia real, germem de trigo e alguns outros nutrientes.

Já a reconstrução para os cabelos cacheados em transição é feita com queratina, aminoácidos, proteínas, creatina, arginina, elastina, gelatina, proteína hidrolisada, colágeno e outros nutrientes que possam repor massa e proteger os fios de dentro para fora. É importante para evitar cabelos quebradiços e sem elasticidade.

Veja Também: Aprenda reconstruir o cabelo danificado passo a passo

O cronograma capilar é feito da seguinte forma em 4 semanas separam-se 3 dias para cuidados com os fios.

  • Na primeira semana são dois dias de hidratação e 1 de nutrição;
  • Na segunda semana reconstrução, hidratação e nutrição;
  • Na terceira semana hidratação, nutrição e novamente hidratação;
  • Na quarta semana é feita a nutrição, hidratação e novamente a nutrição.

Conheça técnicas para cuidar dos seus cachos durante a transição.

É um passo a passo simples e que pode ser seguido com receitas caseiras.

Os cabelos cacheados em transição evoluem de acordo com os cuidados aplicados, então a nutrição certa fará os cachos crescerem com mais rapidez e saúde.

Leia Também: Transição Capilar: deixe os cachos reinarem novamente!

3 Evite produtos com formol e tinturas

No processo de eliminação da química é importante ter cuidado com os produtos que se usa. Alguns cremes com efeito de alisamento ou redução de volume podem conter formol ou hidróxidos que alisam os fios, mesmo que em menor quantidade. Isso dificulta a volta dos cachos.

É importante escolher produtos específicos para cabelos cacheados, sem química e evitar tinturas que prometem alisar juntamente com a mudança de cor.

É vital ler o rótulo das embalagens quando se quer ter cabelos cacheados em transição mais bonitos e com cachos arrumados. Por isso, sempre busque referências antes de usar determinados produtos e procure profissionais caso tenha interesse em usar alguma química.

Conheça: Os 6 melhores shampoos para cabelos cacheados

Comente

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.