8 hábitos que te fazem engordar sem você perceber

Você sabia que perder peso não está somente envolvido com dietas e perder calorias?

Se fosse assim, muitos que querem emagrecer já teriam conseguido.

Saiba que existem outros fatores, isto é, hábitos diários que influenciam no controle do peso.

Equilibrar o peso não é uma tarefa fácil e quando não entendemos o que causa essa oscilação, fica mais difícil ainda controlarmos o aumento dele.

Por isso, neste artigo iremos lhe ajudar a entender o que causa o aumento do peso e como você pode começar, hoje mesmo, a fazer pequenas mudanças para ajudar a controlar o sue peso.

Conheça: 10 alimentos saudáveis que engordam

8 hábitos que te fazem engordar sem você perceber

Por trás da fome

Antes de entender que é normal aqueles quilinhos indesejados após comer demais, é necessário saber o que causa a sua fome. Hoje, nós não passamos fome. Tudo está acessível a todos e você pode experimentar os mais variados pratos de sua preferência.

Mas o que então causa a fome? Se você disse ansiedade, você acertou. Hoje não passamos fome material, mas sim a emocional causada pela ansiedade. A ansiedade faz-nos descontar no próprio corpo aquilo que está fora de nosso alcance.

Sim, ansiedade nada mais é do que excesso de futuro – o que ainda vai acontecer. Ela é gerada por vários fatores que do nosso ponto de vista, não tem solução, não chegam logo ou não estão acontecendo. Isso pode ir desde uma doença, contas a pagar, stress na família, uma realidade diferente com a qual estamos acostumados a lidar, muitos compromissos, etc.

Não há como enumerar as várias causas da ansiedade, mas ela nos acompanha diariamente, isto é, se a deixarmos dominar nossos pensamentos. É somente natural nosso inconsciente consciente descontar na comida. E bem para ela que recorremos.

Conheça: 6 Técnicas para você combater a ansiedade

Bom, agora que entendemos que fome nem sempre é fome, dá para alistar algumas mudanças que podem ser feitas – hábitos diários. Vamos aprender também a substituir alguns alimentos e líquidos por outros. Tudo é questão de dizer para o cérebro faminto que você não precisa comer sem parar para ficar bem.

Veja: 9 formas de perder peso sem exercício

Confira agora os 8 hábitos que te fazem engordar sem você perceber.

1. Comer antes de dormir

Quem nunca deu uma passeada pela cozinha minutos antes de dormir? Talvez abriu a geladeira e ficou analisando cada prateleira à procura de algo bom pra ir dormir feliz. Sim, todos já fizemos isso. É normal. Porém é um hábito prejudicial para quem quer manter o peso.

Veja: O que fazer antes de dormir para perder peso?

Uma dica bastante eficiente é tomar um copo de água (pode parecer sem graça). Mas na realidade é um hábito, assim como passear pela cozinha, escovar os dentes, dar uma última olhada no espelho pra ver se está tudo ok.

A vida é curta para cronometrarmos cada segundo e instante dela, e sabemos que é difícil impor um horário para a última refeição, principalmente se ligamos esse ultimo horário de refeição com “vou passar fome até dormir”. Mas não se preocupe! Como dissemos tudo é questão de hábito. Com diligência você consegue.

Mais: Veja quais são os horários mais perigosos para sua Dieta

2. Dormir mal ou pouco

Quando perdemos o sono ou dormimos mal, isso produz um desiquilíbrio hormonal que faz com que não nos sintamos satisfeitos ao ingerir comida. Ou seja, ficamos mais propensos a comer mais, sem noção de quanto realmente estamos comendo. Dormir mal ou pouco é um dos hábitos que te fazem engordar.

Leia: Estudos comprovam que dormir bem emagrece

3. Comer sem prestar atenção ao que come

Um dos maiores erros que podemos cometer é não prestar atenção ao que comemos. Fazemos isso por comer na frente da TV, usando o celular, ou qualquer outra distração.

Segundo pesquisas, pessoas que costumam comer distraídas ingerem 50% mais calorias do que quem presta atenção ao que come. Por não estar prestando atenção ao que come, a pessoa se sente menos satisfeita e acaba comendo mais.

Mais: Veja porque você parou de Emagrecer ou voltou a Engordar

4. Comer rápido

Um erro muito comum é a pressa na hora das refeições. As razões para comermos rápido variam. Não mastigar bem os alimentos vira um hábito prejudicial à saúde a médio e longo prazo.

A vida corrida faz com que os 20 minutos necessários para comer e mastigar muito bem os alimentos se tornem 15, 10, 5 minutos. Comer rápido se torna um dos hábitos que te fazem engordar sem você perceber.

Confira: 11 dicas para emagrecer de forma duradoura

5. Sedentarismo

O inimigo número um do corpo e peso saudável é o sedentarismo. Pessoas sedentárias limitam suas atividades físicas regulares e acabam por acumular mais gordura.

Geralmente pessoas que trabalham sentadas, usam muito o cérebro no trabalho ao invés de força física, tendem a ficar esgotados mentalmente e sem energia para praticar exercícios.

Recomendamos que pelo menos uma vez por semana, a pessoa tire um tempinho para caminhar, andar de bicicleta ou fazer alguma atividade ao ar livre. Ela verá uma melhora no seu estado emocional e talvez até encontre mais energia para fazer alguma atividade física mais puxada.

Veja: 6 hábitos aparentemente saudáveis que fazem você ganhar peso

6. Não tomar café da manhã

Alguns preferem não tomar café da manhã por falta de apetite. Outros por estarem atrasados. E ainda outros por acreditarem que isso ajuda na perda de peso.

Seja por quaisquer dessas razões, saiba que pular o café da manhã é um mau hábito que ajuda-nos a ganhar peso.

O café da manhã é a principal refeição do dia, e ela ativa o metabolismo do corpo para a queima de calorias durante o dia. É como se fosse um aviso ao corpo de que ele já pode começar a trabalhar. Quanto mais demorado for esse aviso, mais tarde começa o metabolismo e menos tempo o corpo tem para queimar as calorias.

Veja: 5 coisas que acontecem quando você começa a tomar café da manhã

7. Sal em excesso

Salgar muito a comida não é recomendável já que afeta a pressão arterial e aumenta a retenção de líquidos. Sabendo disto, sal em excesso faz mal e contribui para te fazer engordar.

Confira: 10 opções para você substituir o sal e desinchar

8. Beber pouco líquido

Os rins são responsáveis pela limpeza de nosso organismo. Funcionam como faxineiros e precisam de água. Quando bebemos pouco líquido, os rins trabalham de forma mais lenta e acumulam mais toxinas no organismo. Por isso é importante que você beba MUITA água, pelo menos dois litros de água por dia.

Veja: 5 maneiras geniais para você beber mais água

Se mantenha hidratado. Beba sucos naturais e outras bebidas saudáveis como, por exemplo, o chá. Somente lembre-se que aquelas deliciosas bebidas com gás, os famosos refrigerantes, engordam sim.

O alto teor de sódio e açúcar e outros componentes em excesso fazem com que o organismo não consiga limpar tudo. Em resumo, esses não deveriam fazer parte da sua vida se você quer manter seu peso e não engordar.

É claro que não vamos ficar o tempo todo com o discurso “isso ou aquilo engorda”. Até porque não queremos ser chatos ou extremamente metódicos. Mas se você quer manter o seu peso, terá que fazer sacrifícios.

Veja: Como pessoas comuns estão obtendo 1 ano de resultados em emagrecimento em apenas 8 semanas. Detalhe: utilizando somente 15 minutos por dia

E aí, o que achou do artigo? Que tal tentar por em prática as dicas que falamos aqui e mostrar que é você quem manda no seu corpo? Vamos tentar?

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