O que aconteceria se você parasse de usar shampoo?

Você já ouviu falar que não é bom lavar o cabelo todos os dias e que usar muito shampoo (e esfregar o couro cabeludo fazendo muita espuma) pode retirar os óleos naturais saudáveis de seu couro cabeludo?

Mas, e quanto a não lavar o cabelo por quase cinco anos?

Isso é exatamente o que uma mulher tem feito a fim de evitar os produtos químicos em frascos de shampoo, de acordo com o The Huffington Post: “Meu cabelo está mais suave, menos oleoso e com uma cor mais bonita desde que eu parei de usar shampoo”, afirmou a blogueira Jacquelyn Byers.

Confira a seguir parte do relato que a jovem fez em seu blog, LittleOwlCrunchyMomma.

O que aconteceria se você parasse de usar shampoo?

1. Por quê não usar shampoo?

A decisão de não usar mais shampoo começou quando Jacquelyn leu com mais atenção o rótulo de seu shampoo e pensou na quantidade de produtos químicos presentes na fórmula: “Não me imagino bebendo esse tipo de produtos, então pensei: ‘tudo o que usamos vai, de uma forma ou outra, para dentro do nosso organismo’ e isso não me pareceu muito confortável”.

Com esse pensamento, a blogueira começou a buscar alternativas para lavar seus cabelos.

Veja: 9 coisas surpreendentes que podem acontecer se você parar de lavar o cabelo

2. A primeira opção

Jacquelyn pensou mais profundamente no assunto quando começou a buscar alimentos mais naturais e saudáveis. Se comprava comidas um pouco mais “caras” porém, melhores para o organismo, poderia buscar as mesmas alternativas para seus cabelos.

Porém, as coisas não saíram como desejado: “Eu poderia gastar um pouco mais em um shampoo que seria mais orgânico, porém, ao ler o rótulo deste shampoo, vi que possuía (praticamente) a mesma quantidade de químicos que o shampoo tradicional, então vi que aquilo não era bem o que eu buscava e decidi ir atrás de uma alternativa realmente natural”.

Veja: Como preparar em casa um creme nutritivo para ter cabelos saudáveis

3. Bicarbonato de sódio e vinagre de maçã

Uma opção mais conhecida, Jacquelyn decidiu começar usando uma pitada de bicarbonato de sódio como substituto do shampoo e vinagre de maçã como condicionador. Porém, os resultados não foram bons: “O bicarbonato deixou meu couro cabeludo um pouco seco demais (além de ter deixado meu cabelo mais claro) e o vinagre não ajudou muito na oleosidade dos fios”.

Assim, a jovem decidiu testar diferentes quantidades desses produtos até alcançar um balanceamento mais adequado. Mas mesmo assim, ela decidiu por não usá-los toda vez que lavasse os cabelos.

Veja Também: Vinagre no cabelo: como usar para conseguir muito brilho e hidratação

4. O que ela fez afinal?

Jacquelyn optou por não fazer nada. Hoje, ela lava seus cabelos cerca de duas vezes na semana, somente com a água do banho. Ocasionalmente, ela utiliza a mistura do bicarbonato e vinagre, caso deseje uma limpeza “mais profunda”.

Uma vez por mês, ela vai cortar seu cabelo no salão. “Meu cabeleireiro sempre diz que meus cabelos estão muito bonitos e saudáveis. Demorei um pouco para me acostumar com essa rotina, mas vejo os resultados e sei que estou bem! Meu cabelo está mais saudável do que nunca e já não tenho mais problemas dele ficar muito seco ou muito oleoso”.

Veja: Como fazer máscara de abacate para o cabelo

E você? O que acha dessa alternativa?

Comente

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.