10 alimentos gordurosos que te ajudam a perder peso e ficar saudável

Quando pensamos em uma alimentação saudável, a primeira ideia é remover todos os alimentos que contém gordura da nossa dieta.

De acordo com Neeraj Mehta, especialista em fitness e diretor da GFFI Academy Fitness na Índia, é um grande equívoco pensar que não ter nenhuma gordura na dieta é o caminho certo para perder peso e ficar saudável.

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Por que nosso corpo precisa de gordura?

A gordura é uma importante fonte de energia. As gorduras são cruciais para algumas das principais funções do corpo como a absorção de certas vitaminas e minerais e a construção das membranas celulares.

A maioria, essencialmente, previne a inflamação, ajuda na coagulação do sangue e no movimento muscular. Cortar a gordura da sua dieta não é uma ideia muito boa.

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Há 3 tipos de gordura:

  • Gorduras boas: gorduras monoinsaturadas e poli-insaturadas.
  • Gorduras ruins: gorduras trans, normalmente presentes em alimentos embalados e processados.
  • Gorduras saturadas: esse tipo de gordura também é considerado saudável por ser uma boa fonte de ácidos graxos.

Alimentos para perder peso e ficar saudável

O que você precisa, então, é escolher o tipo certo de gordura que fará parte da sua alimentação. Neeraj Mehta recomenda 10 alimentos gordurosos que podem te ajudar a perder peso e ficar saudável. Confira!

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10 alimentos gordurosos que te ajudam a perder peso e ficar saudável

1. Amêndoas

Amêndoas são ricas em calorias, mas também são uma grande fonte de gorduras insaturadas e proteínas, portanto, é recomendada sua ingestão diária.

Uma ou duas amêndoas por dia costuma ser a quantidade sugerida pelos especialistas.

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2. Abacate

O abacate é praticamente um alimento milagroso para quem quer perder peso e ficar saudável. Apesar de ser rico em gorduras, ele também contém ácido oleico. Esse, por sua vez, traz muitos benefícios para a saúde e é também conhecido como um composto que auxilia na perda de gordura.

Além disso, o abacate também é ótimo para a pele e uma rica fonte de potássio.

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3. Chocolate meio amargo

O chocolate meio amargo ajuda a melhorar a saúde cardiovascular. No entanto, é necessário prestar atenção na quantidade consumida, já que ele é repleto de gordura.

Esse alimento também é uma fonte de fibra, ferro, magnésio, cobre e manganês. As funções cerebrais e a pressão arterial também são beneficiadas pelo consumo do chocolate meio amargo.

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4. Queijo

Como nós dissemos, para perder peso e ficar saudável, você precisa ingerir os alimentos adequados. O queijo é um desses alimentos.

Ele contém gordura, mas também é rico em proteínas, cálcio, vitamina B12 e selênio.

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5. Peixe

O peixe é outro dos alimentos que você deve incluir na sua dieta para perder peso e ficar saudável. Salmão, atum, truta e sardinha, por exemplo, são ricos em vitamina A, ômega 3, proteínas e nutrientes essenciais.

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6. Azeite extra virgem

O azeite extra virgem é rico em vitaminas E e K e ajuda a prevenir a inflamação, melhorar a saúde cardiovascular e diminuir o risco de doenças cardíacas. A principal razão para ele ser considerado saudável é ser rico em gordura monoinsaturada.

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7. Manteiga de amendoim

Apesar desse alimento não ser tão popular no Brasil, saiba que a manteiga de amendoim também ajuda a perder peso e ficar saudável. O amendoim é particularmente bom para a saúde e a manteiga de amendoim é bastante versátil – além de ser muito gostosa.

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8. Ovos

Inicialmente, os ovos não eram considerados um alimento saudável, mas pesquisadores descobriram que embora eles contenham elevador teor de gordura e colesterol, não afetam o colesterol no sangue e são repletos de vitaminas e minerais.

Quem quer perder peso e ficar saudável e, ainda por cima, construir músculos, deve apostar nos ovos que são excelentes fontes de proteínas.

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9. Coco

As gorduras saturadas são consideradas as melhores para a nossa saúde e o coco consiste em cerca de 85% de ácidos graxos saturados.

Pessoas que consomem coco enfrentam menos riscos de ter uma doença cardíaca do que pessoas que não consomem.

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10. Linhaça

Sementes de linhaça são uma rica fonte de micronutrientes, fibras dietéticas, vitaminas B1 e ácido alfa-linolénico, também conhecido como ômega 3. A linhaça ajuda a manter o coração saudável e é também uma rica reserva de energia.

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