Pesquisadores americanos revelam exercício para aumentar a expectativa de vida

Quando você entra na academia e quer melhorar sua saúde do coração, você sabe o que fazer: exercícios de cardio. Quando você quer melhorar os seus músculos, você vai para os pesos.

Qual exercício, no entanto, você deve fazer para aumentar sua expectativa de vida? Pesquisadores da Universidade Estadual da Pensilvânia, nos EUA, acreditam ter a resposta para isso.

Um novo e grande estudo examinou os hábitos de treino de 30.000 idosos por 5 anos. Aqueles que fizeram treinamento de força 2 vezes por semana estavam 41% menos propensos a morrer de doença cardíaca e 19% menos propensos a morrer de câncer.

exercício para melhorar a expectativa de vida

“Podemos dizer que o segredo para se ter uma vida mais saudável e duradoura ainda não está disponível em uma caixinha de comprimidos, mas esse segredo pode ser bastante parecido com alguns halteres ou barras,” disse a Dra. Jennifer Kraschnewski, professora assistente de medicina que liderou o estudo.

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Embora o estudo não prove causa e efeito, a Dra. Kraschnewski disse que há uma ligação clara entre o treinamento de força e o aumento da expectativa de vida.

“Treinamentos de força são capazes de diminuir substancialmente o risco de mortalidade”, afirmou a especialista.

Não é necessário ir até uma academia para fazer treinamentos de força. Flexões, agachamentos e abdominais são excelentes exercícios e, para realizá-los, não é preciso nenhum equipamento especial.

O uso de faixas elásticas também é uma maneira eficaz e barata de fazer treinamento de força em praticamente todos os músculos do corpo e, assim, ajudar a elevar a expectativa de vida.

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Conheça outros benefícios dos treinamentos de força

Além de elevar a expectativa de vida, os treinamentos de força trazem outros benefícios para você. Conheça-os a seguir!

  • Melhoria da densidade óssea. Esse tipo de exercício melhora o fluxo sanguíneo para os ossos e, assim, aprimora sua densidade.
  • Aumento de massa muscular. Com o tempo, a massa muscular diminui naturalmente. O treinamento de força impede essa deterioração e não deixa que os músculos se transformem em gordura.
  • Aumento da qualidade de vida. Você terá maior capacidade para realizar atividades diárias normais.
  • Controle de peso. Os treinamentos de força são ótimos no controle do peso.

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Dicas para a prática correta de exercícios

Treinamentos de força, assim como qualquer outro exercício, podem ser perigosos quando feitos incorretamente.

O Instituto Nacional de Saúde dos Estados Unidos oferece os seguintes conselhos para quem quer aumentar ainda mais sua expectativa de vida:

  • Evite o bloqueio das articulações quando utilizar pesos.
  • Para exercícios que exigem uma cadeira, escolha uma que seja estável e resistente o suficiente para que possa suportar seu peso.
  • Converse com seu médico caso você não esteja certo se determinado exercício é seguro, principalmente se você já realizou alguma cirurgia no quadril, joelho ou costas.
  • Ao usar pesos, utilize 3 segundos para levantar ou empurrar. Mantenha a posição por 1 segundo. Utilize mais 3 segundos para retornar à posição inicial. Não tenha medo de ir devagar. Será mais seguro assim.
  • Expire quando estiver fazendo força. Inspire quando relaxar.
  • Jamais segure sua respiração quando estiver fazendo um exercício de força. Isso pode elevar a pressão arterial, principalmente se você tiver uma doença cardíaca.
  • Faça sempre movimentos estáveis e suaves, evitando movimentos bruscos ou estocadas.

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Fonte: http://www.institutefornaturalhealing.com/2016/05/researchers-uncover-exercise-secret-that-boosts-lifespan/

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