Como usar vestido na meia estação

Os vestidos são os queridinhos para quem procura um look confortável e feminino. Mas em alguns casos, fica difícil de combiná-los com o clima, por isso vamos ajudar você a usar vestido na meia estação.

Para começar esse texto, você sabe o que é meia estação?

Bem, nada mais é do que o outono e a primavera.

E por que, então, teríamos que falar especificamente dessa época do ano?

A primavera e o outono são estações distintas porém, elas possuem em comum o fato de não apresentarem temperaturas tão elevadas: diferente do inverno e do verão, os dias de meia estação são amenos, nem muito quentes nem muito frios. Pois bem, é aí que entra a questão.

Mais: Veja como usar vestidos do verão no inverno

A sensação térmica costuma ser algo bastante pessoal, existem pessoas que sentem mais ou menos frio ou calor do que outras. Porém, épocas intermediárias costumam sempre nos trazer dúvidas como: “Será que o tempo não vai esfriar/esquentar de repente?” , “O clima está meio estranho, será que se usar calça vou passar calor?”.

Pois é, e no caso dos vestidos, essas dúvidas permanecem: “Será que esse vestido não é muito leve e vou passar frio?” ou “Será que com o vestido de manga comprida não vou passar calor?”.

Para ajudar nesses casos, separamos algumas dicas essenciais e básicas para você fazer o melhor uso de vestido na meia estação:

Veja: Como combinar os acessórios com o vestido de festa

Conforto:

É a primeira palavra quando o assunto são dias que apresentam mudanças climáticas em seu decorrer. Principalmente se você sair de casa logo cedo, escolha um vestido que não seja muito pesado e que permita o uso de outras peças por cima (casacos, cachecóis, lenços, camisas).

Tudo é uma questão de gosto pessoal, mas vestidos de tecido de algodão ou malha costumam ser os mais confortáveis, embora atualmente muitos tecidos sintéticos ou híbridos sejam bastante confortáveis também.

Mais: Saiba combinar joias, vestidos e sapatos

Modelo:

Como usar vestido na meia estação

O modelo do vestido é um quesito bastante relacionado à questão do conforto. Nesse caso, você deve ponderar se prefere um modelo mais solto (que pode ser mais fresco) ou mais justo. Também entram questões como o comprimento do vestido e da manga, que irão variar conforme sua preferência e sensação térmica.

Veja Também: Vestido Bandagem: tendências e moda 2016

Combinação:

Como falado anteriormente, um grande truque para utilizar vestidos na meia estação é conseguir combinações charmosas e elegantes. Em dias mais frios, opte por casacos e camisas que estabeleçam uma boa combinação de cores. Nos dias menos frios, escolha camisas e cardigãs.

Veja: Tendências em vestidos de festa para 2016

Manga:

Você pode optar por vestidos de manga mais longa ou ¾ para dias de outono principalmente. Nesses casos, escolha vestidos com tecidos mais leves para não passar muito calor.

Mais: Vestidos curtos para festa de casamento

Meias:

Dicas de moda para usar vestido na meia estação

Uma das grandes dúvidas da mulher é se passará frio, principalmente nas pernas) ao usar vestido na meia estação.

Uma boa dica é escolher combinar meias, desde as meia calças até as meias ¾ .

Uma outra dica sobre o uso de meia-calça é escolher pela cor e tecido: as meias caneladas alongam a silhueta, enquanto as meias mais escuras e opacas podem dar sensação de “afinar” as pernas.

Veja Também: Modelos de vestidos longos para casamento

Cores:

Não falaremos aqui da dica comum de “usar cores vibrantes e florais na primavera e cores sóbrias no outono”, mas sim na questão climática. Caso esteja em um dia cuja clima parece bastante duvidoso, opte por cores intermediárias para não passar muito calor (evite cores muito escuras e tecido pesados).

Assim, esperamos que essas sugestões ajudem você na hora de criar um look com vestido na meia estação, sem sofrer com as mudanças climáticas abruptas, seja passando frio ou calor.

Veja Também: Modelos de vestidos longos para formatura

Comente