Além de viciante e altamente calórico, o açúcar refinado é um velho e conhecido vilão da alimentação sendo, segundo os cientistas, tão prejudicial à manutenção da vida e da saúde quanto o cigarro e a cocaína.
Isso porque, dentre outros problemas, o açúcar refinado é responsável pelo surgimento de doenças como diabetes, obesidade, colesterol, gastrite, esteatose, cânceres, pressão alta, gota, trombose, acne, miopia e perda de memória.
Tentando sanar esse problema e utilizar menos açúcar no cardápio, muitas pessoas acabam recorrendo aos adoçantes sintéticos, que também não são nada saudáveis e se tornam, a longo prazo, tão prejudiciais à saúde quanto o açúcar refinado.
Qual seria, então, a saída para quem está acostumado ao sabor docinho proporcionado pelo açúcar, mas deseja manter a saúde e a dieta em dia?
A solução pode estar na natureza.
Alguns produtos extraídos de plantas são substitutos perfeitos para o açúcar e o melhor de tudo, não engordam e não prejudicam sua saúde e seu bem-estar.
Conheça quais são os adoçantes naturais mais saudáveis do mercado e faça essa troca hoje mesmo.
Você não vai se arrepender.
1 – Xilitol é um dos substitutos do açúcar refinado
O adoçante natural à base de xilitol é preparado a partir da fermentação natural do milho, sendo um dos substitutos mais saudáveis para o açúcar refinado.
Cerca de 40% menos calórico que o açúcar, o xilitol tem um índice glicêmico super reduzido (índice 7 em relação a 70 do açúcar refinado), sendo ideal para quem sofre de problemas como diabetes e colesterol alto ou deseja entrar em forma.
Prefira os adoçantes naturais de xilitol produzidos com milho não transgênico.
Veja Também: Perigo: 4 alimentos do nosso dia a dia que possuem ingredientes derivados do petróleo
2 – Eritritol
O adoçante eritritol é um dos substitutos naturais do açúcar e tem o mesmo sabor do vilão das dietas, porém sem os malefícios à saúde e sem as calorias.
O eritritol pertence à classe dos alcoóis do açúcar e pode ser extraído de cereais e frutas.
É o menos calórico dos adoçantes naturais, tendo 10% do valor nutricional do xilitol.
Veja Também: Suco 3 em 1: Emagrece, Aumenta a Imunidade e Ajuda Ganhar Massa Muscular
3 – Stévia
Extraído das folhas de stévia, o adoçante desta planta é um dos substitutos mais conhecidos do açúcar refinado.
Além de adoçar dezenas de vezes mais que o açúcar, o stévia não é calórico e nem altera o índice glicêmico da sua dieta.
Veja Também: 5 tipos de alimentos que parecem saudáveis mas não são
4 – Calda de Agave
Também com baixo índice glicêmico, a calda de agave é um ótimo substituto natural do açúcar refinado, uma vez que é composto por frutose, ao invés de sacarose.
Semelhante ao mel, a calda de agave é excelente para adoçar iogurtes, frutas e chás e não altera o sabor dos alimentos, sendo ideal para quem está acostumado ao uso do açúcar.
Veja Também: 11 alimentos que você jamais deve comer quando estiver doente
5 – Açúcar de coco
De aparência rústica e sem adição de químicos utilizados em processos de refino, o açúcar de coco possui baixo índice glicêmico, sendo grande aliado do controle do colesterol e do diabetes.
É ideal para quem está acostumado a pouco açúcar, já que a ausência de refinamento faz com que o produto não seja tão doce.
Veja Também: 5 razões para comer menos carne vermelha
6 – Mel
O mel é um alimento completo e rico em nutrientes.
Ao contrário do açúcar refinado, traz inúmeros benefícios à saúde, sendo um poderoso anti-inflamatório, repleto de vitaminas e sais minerais.
Além disso, o mel fortalece o sistema imunológico, tornando-se assim, um dos grandes substitutos naturais do açúcar na nossa alimentação.
Prefira as versões orgânicas certificadas que são provenientes de cultivo livre de agrotóxicos e pesticidas.
Veja Também: 7 alimentos saudáveis que são mais deliciosos que fast food